segunda-feira, 21 de março de 2011

Os 8 Ps do Marketing Atual



As ferramentas ou mix de marketing definidas por McCarthy em 1960, mais conhecidas como os 4 Os de marketing, certamente contribuem e fazem toda a diferença ao se trabalhar o marketing e toda a estratégia de um empresa, em qualquer parte do mundo. Pode se dizer que eles, os 4 Ps, são quase o único caminho ao supremo objetivo de uma organização com fins lucrativos ou não.

Contudo, quando se trata de serviço, seja em sua categoria pura ou somado ao consumo de bens e/ou outros serviços secundários, somente a utilização dos 4 Ps não se faz suficiente para o alcance dos objetivos de marketing de uma organização/empresa, sejam eles qualitativos, financeiros, institucionais e etc.

Soma-se a essa realidade, o fato de que mesmo as empresas produtoras de bens de consumo ou corporativos, são também empresas prestadoras de serviço, ainda mais se quiserem se manter vivas em mercados tão competitivos como os atuais. Em meio a estas, que também são ou podem ser prestadoras de serviço, agregando maior valor aos seus clientes, mais facilmente assim, conquistando e mantendo sua fatia de mercado, estão as empresas varejistas e atacadistas, que repetindo, podem sim ser vistas como serviço.

Nesse sentido, após estudos, palestras, prozas, sala de aula, e, claro, vivência em empresas de diversas partes do Brasil. Apresento aqui, algo já proposto por alguns autores, mas se tratando de informação, e ainda mais que poderá contribuir para suas metas, resultados e o lucro da sua empresa no final do mês, nunca portanto será demais. Segue proposta de ação que a cada dia colocamos mais e mais em prática em nossos clientes, sejam indústrias, varejo e principalmente prestadores de serviços.

Os 8 Ps do Marketing Atual

1 º P – Produto
Qualquer bem que alguém tenha o interesse e possa pagar. Todos os seus componentes podem criar ou agregar valor para os clientes. Assim deve-se mapeá-los e minuciosamente desenvolve-los.

2º P – Preço e outros custos do bem ou serviço
Despesas em dinheiro, tempo e esforço (físico ou psicológico) que os clientes incorrem ao comprar e consumir um bem.

3º P – Praça (Lugar e Tempo)
Relaciona-se a decisões sobre quando, onde e como entregar o produto/serviço aos clientes. Envolve-se ai decisões sobre o lugar e
o tempo da entrega e pode envolver canais de distribuição física ou eletrônica (ou ambos), dependendo da natureza do produto/serviço que esta sendo fornecido.

4º P – Promoção ou na versão Século XXI Comunicação Integrada
Todas as ações e incentivos de comunicação com objetivo de aumentar a preferência do cliente por um determinado bem ou fornecedor de serviço.
Nenhum programa de marketing pode ter sucesso sem um programa de comunicação eficaz que proporcione promoção ou comunicação da marca de modo eficiente.

Na sequencia segue os “Novos” Ps de marketing, que na realidade enquadram se ou enquadravam-se nos anteriores muita das vezes, contudo por ter obtido resultados fazendo a separação no dia a dia, assim como proposto por atores mais recentes, segue os outros 4 Ps de marketing.

5º P – Processo
Uma fórmula particular de ações, normalmente contendo passos que precisam ser dados em uma determinada sequência definida. A criação e entrega de elementos do produto/serviço aos clientes exigem o projeto e
a implantação de processos eficazes.

6º P – Paupabilidades ou evidências físicas
Pistas visuais ou outras pistas tangíveis que ofereçam evidências da qualidade da marca. Dentre elas: edifícios, jardins, veículos, mobília, selos, informação facilmente visível, membros do quadro de pessoal, vestimentas, identidade visual e outras indicações visíveis fornecem evidências tangíveis da qualidade de uma organização. Tais evidencias podem muitas vezes exercer um forte impacto sobre as percepções do mercado que serão responsáveis pelo poder de uma marca.

7º P – Pessoas
Apesar deste P ser o penúltimo, este certamente desempenha mais de 70% do sucesso das empresas. Se trata dos profissionais, colaboradores ou funcionários e, às vezes, outros clientes envolvidos na produção de um bem ou serviço.

8º P – Produtividade e qualidade
Produtividade – O grau de eficácia com que os insumos de uma empresa são transformados em produtos/serviços que adicionam valor para os clientes.
Qualidade – O grau em que um produto ou serviço satisfaz os clientes ao atender suas necessidades, desejos e expectativas.
Produtividade e qualidade, muitas vezes abordadas em separado, devem ser vistas concomitantemente, evitando-se abordar qualquer um dos dois elementos em separado.

FERNANDO LOPES
Consultor de Comunicação e Marketing e apaixonado pela vida
fernandoadmfurg@hotmail.com (email/msn)

Este texto foi escrito por Fernando Lopes e todo o seu conteúdo é de responsabilidade do autor, seu conteúdo original pertence ao blog ( http://marketingfernandolopes.blogspot.com ), sendo sua reprodução permitida desde de que seja mencionado os créditos autorais.

4 comentários:

  1. Muito bom o post brother, me ajudou bastante quanto a esse ponto em meu plano.Estou seguindo seu blog se puder seguir o meu, www.alexacs1.blogspot.com
    grande abraço

    Alex Costa

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  2. qual é o p que pertence ao merchandasing?

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FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."