quarta-feira, 28 de abril de 2010

15 Conceitos de Marketing – Seleção FERNANDO LOPES



Respondendo a muitas das perguntas, questionamentos, comentários, dúvidas e etc como:
O que é marketing, quais os objetivos do marketing, qual a função do marketing, o que seria marketing, o que significa marketing, o que faz o marketing, para que serve o marketing, e por ai vai, segue uma seleção de 15 conceitos sobre essa que uma das ferramentas de gestão de empresas mais eficaz ou geradora de resultados positivos nas últimas 7 décadas, o Marketing.

1. Marketing é um instrumento facilitador de trocas.
2. Marketing é realizar desejos, atender necessidades e expectativas com rentabilidade ou de forma lucrativa.
3. "Marketing é obter e manter clientes." Theodore Levitt
4. "Marketing é o gerenciamento da demanda". Philip Kotler
5. Marketing é criação de realidade social. Altamir de Souza
6. Marketing é buscar o equilíbrio entre oferta e demanda.
7. Marketing é uma ferramenta de administração utilizada para atingir ou equilibrar objetivos de uma organização e seu público alvo. Fernando Lopes
8. Marketing é a arte de se criar valor real para os clientes, é a ação de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.
9. Marketing é despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços. Moacir Nóbrega
10. Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.Kotler e Keller.
11. Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício. Kotler e Armstrong.
12. Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. Dicionário Michaelis.
13. Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. American Marketing Association (2005).
14. Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente. Philip Kotler
15. Marketing é "o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais". Kotler

FERNANDO LOPES
Consultor de Marketing e Gestão Empresarial
Goiânia - Palmeiras de Goiás - Aparecida de Goiânia
Goiás - Brasil - Planeta Terra

3 comentários:

  1. I ai Fernando como vai, seu blog ta bombando. Os seus textos estão cada vez melhores, como diz uma selebre frase "A prática leva a perfeição".Fernando o seu blog e show, daqui algum tempo ele sera um dos melhores do brasil e ainda mais, podera ser um dos melhores ou o melhor do mundo.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Francyelle E Deniel!! Vlw demais a força. Saibam que é ótimo ter como alunos e amigoss. Espero poder mais ainda contribuir. Até

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante! Obrigado!!

FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."