sexta-feira, 23 de abril de 2010

Email marketing como gerador de Resultado$ Positivo$


A comunicação entre nos indivíduos através de emails é a atividade realizada de forma única e de tal dimensão em número como nunca, em qualquer parte da história, os seres humanos realizaram, bilhões de emails são trocados DIARIAMENTE, seja, em uma grande metrópole como Goiânia, seja em uma cidade com menor população, como Palmeiras de Goiás.

Nesse caminho, as empresas que, até pouco tempo atrás, comunicavam-se com seus clientes e consumidores apenas por carta, telefone ou pessoalmente, começaram a utilizar o email como uma ferramenta muito útil de comunicação e de marketing. Diz-se email marketing devido aos fins comerciais advindos de uma campanha que passa pelo envio de mala direta eletrônica, e outras utilizações.

São elas:

Suporte as ações da empresa: emails ou informativos enviados automaticamente pela empresa, que geram confiabilidade, qualidade percebida e/ou segurança. A exemplo, tem-se quando efetuamos ou finalizamos uma compra online, e imediatamente chega-se um email em nossa caixa de entrada, confirmando a compra. Ou ainda, quando somos avisados, via email, que o produto comprado já está em trânsito.
Email como suporte ao consumidor ou cliente. Canal que permite ao cliente se comunicar com a empresa de forma fácil, ágio, direta, rápida e barata. Faz – se necessário que o retorno, além de rápido seja personalizado, e, sobretudo, que atenda de forma eficaz a solicitação do cliente, para evitar a geração de um momento da verdade negativo ou imagem negativa. Como exemplo temos o consagrado ‘Fale conosco’ exposto em local bem visível do site das empresas.

Email marketing para gerar vendas, elevar receita, criar e expandir mercados. Apesar de poder ser confundido, muitas vezes, com a newsletter, a mala direta eletrônica busca um retorno rápido, através do aumento nas vendas e, geralmente, não tem uma freqüência de envio regular. Mas a partir de campanhas ou planos de comunicação eficazes, o email marketing também passa a ser planejado visando constância nas ações para se conseguir melhores resultados. São exemplos: os boletins ou folders eletrônicos com ofertas de produtos e promoções que recebemos, diariamente, de muitas das grandes lojas da Internet ou mesmo de grandes provedores em que temos contas de email. Assim também são as malas diretas não autorizadas enviadas para milhares de internautas, que se caracteriza pelo envio da mensagem a um imenso número de endereços de emails, obtidos com ou sem o consentimento de seus proprietários. Cabe-se ressaltar aqui, que este folder eletrônico tem que ser funcional possibilitando de modo eficiente o encaminhamento do leitor para o portal em que se efetuará uma venda, o que ainda é uma falha de boa parte das ditas empresas de email marketing, sobretudo, as empresas de email marketing de Goiânia e outras regiões em que se buscam efetivas ações de marketing em Goiás.

No mundo do marketing e mais especificamente no mundo do marketing digital, o email precisa ser utilizado corretamente e com auxílio de um profissional. Desse modo, tem um instrumento capaz de gerar relacionamento, contribuição para o posicionamento, proximidade com a marca e conseqüente aumento nas vendas e nos lucros, já que se trata de um investimento com alto grau de custo benefício, alto retorno.
Quanto a Newsletter como instrumento para gerar fidelização ou mesmo marketing boca a boca, é um meio que visa manter viva, no cliente potencial ou atual cliente, a lembrança da marca, da empresa e seus produtos, contribuindo para credibilidade e confiança, como o dito’ quem não é visto não é lembrado’. Com relação ao conteúdo, para que seja atrativo ao internauta, é essência a relevância da comunicação e seu conteúdo, para que se tenha interesse efetivo ou no mínimo chame atenção para a marca, contribuindo assim para a leitura e continuidade de recebimento, já que pode haver o bloqueio do recebimento das mensagens. Se não for útil, é positivo questionar o enviou ou não, pois, o resultado poderá tender a zero.

Algumas vantagens do email marketing:

- Pode-se contatar milhões de consumidores instantaneamente a custos incomparavelmente baixos;
- É possível fazer um rastreamento e o controle total das ações, como por exemplo, a análise de taxas de clique;
- Há a possibilidade de envio automático de emails personalizados em intervalos de tempo pré-definidos;
- É um tipo de míídia limpa e que contribui para que a empresa cliente tenha uma imagem ecologicamente correta.
- Evita custos com pessoal exigidos por outras mídias;
- Tem-se uma segmentação mais precisa e de retorno a partir do público alvo;
- Dentre outras.

FERNANDOLOPES
Consultor de Marketing e Gestão Empresarial
Goiânia - Palmeiras de Goiás - Brasil - Planeta Terra

Um comentário:

  1. Com certeza é algo que dá certo, após contratar o serviço de email marketing para minha empresa, minhas vendas e ligações aumentaram mais de 50%.

    Confio bastante neste serviço e indico aos demais empresários, que não sejam do meu ramo é claro, rsrs.

    O pessoal que desenvolveu pra mim foi da Digital Marketing Company. 62. 9688-7900

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FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."