terça-feira, 13 de abril de 2010

Marketing e Planejamento


Muito bom dia a TODOS!!!
E ai?! Vamos fazer desse, uma dia show !! Bora lá que viemos ao mundo pra isso!


Então,
Notando diariamente durante o exercício das atividades de gestão de marketing nas empresas em que atuo, assim como as boas discussões em sala de aula com alunos sobre ações de marketing, e por último, prestando atenção em campanhas desorganizadas de empresas de comunicação(propaganda), ou ditas agências de marketing, claro, com muitas ressalvas, tenho notado, a cada dia, aquilo que está na base da ADMINISTRAÇÃO, e por que não na Gestão de Marketing ou mesmo nas AÇÕES DE MARKETNG, o Planejamento.

A cada dia, noto o porque dos teóricos ainda lá na TGA e também sempre nos primeiros capítulos de livros base de administração de marketing dão ênfase a esse aspecto. E ao mesmo tempo, fico perplexo, e ao muitas vezes, sorrindo, quando vejo muitas empresas e agências que insistem em trabalhar o seu marketing e ainda sim, sua comunicação de marketing SEM o tal, e bem necessário, PLANEJAMENTO.

Desse modo, resolvi compartilhar aqui, parte de um texto teórico que fala sobre o tema e que construí ainda na universidade.


Abraço a todos! E ...
Vamos que vamos

MARKETING COMO PROCESSO E A FUNÇÃO PLANEJAMENTO

Segundo Kotler (2000 p.30) as funções de Marketing, como instrumento facilitador de trocas, realizam-se mediante um conjunto de atividades especializadas, as quais são desempenhadas no âmbito da administração de marketing. O autor entende que a administração ou gestão de marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

Toledo e Forte (1989 p.51), ao descreverem a dimensão gerencial de marketing, salientam que dois aspectos devem ser considerados. O primeiro deles diz respeito ao processo administrativo em si. O marketing, como qualquer outra área funcional, realiza as quatro funções clássicas que compreendem o processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. O segundo refere-se ao processo administrativo de marketing, o qual contempla atividades, tarefas e funções especializadas e específicas que integram a cadeia interna de valor da organização, ainda que muitas delas sejam compartilhadas com as demais áreas da empresa. As tarefas e atividades que compõem o processo decisório de marketing são planejadas, organizadas, coordenadas, implantadas e controladas pelos gestores da área, no âmbito de um sistema de gestão integrado, o qual deverá concentrar-se com todas as demais áreas funcionais, tendo em vista alcançar os objetivos da empresa.

Percebe-se, a partir das citações anteriores, a estreita relação entre a administração organizacional e a execução do marketing como processo, sobretudo, observamos que para ambos os autores há a presença constante do PLANEJAMENTO das AÇÕES DE MARKETING.

FERNANDOLOPES
Consultor de Marketing e Gestão Empresarial
Goiânia - Goiás - Brasil - Planeta Terra

Um comentário:

  1. oi fessor!
    parabens pelo blog ta demaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiisssssssss.........
    nota 10 ,
    espero aprender muito com ele e é claro tambem com vc .........
    kkkkkkkkkk ........bjs

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FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."