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Muito bom dia a TODOS!!!
E ai?! Vamos fazer desse, uma dia show !! Bora lá que viemos ao mundo pra isso!
Então,
Notando diariamente durante o exercício das atividades de gestão de marketing nas empresas em que atuo, assim como as boas discussões em sala de aula com alunos sobre ações de marketing, e por último, prestando atenção em campanhas desorganizadas de empresas de comunicação(propaganda), ou ditas agências de marketing, claro, com muitas ressalvas, tenho notado, a cada dia, aquilo que está na base da ADMINISTRAÇÃO, e por que não na Gestão de Marketing ou mesmo nas AÇÕES DE MARKETNG, o Planejamento.
A cada dia, noto o porque dos teóricos ainda lá na TGA e também sempre nos primeiros capítulos de livros base de administração de marketing dão ênfase a esse aspecto. E ao mesmo tempo, fico perplexo, e ao muitas vezes, sorrindo, quando vejo muitas empresas e agências que insistem em trabalhar o seu marketing e ainda sim, sua comunicação de marketing SEM o tal, e bem necessário, PLANEJAMENTO.
Desse modo, resolvi compartilhar aqui, parte de um texto teórico que fala sobre o tema e que construí ainda na universidade.
Abraço a todos! E ...
Vamos que vamos
MARKETING COMO PROCESSO E A FUNÇÃO PLANEJAMENTO
Segundo Kotler (2000 p.30) as funções de Marketing, como instrumento facilitador de trocas, realizam-se mediante um conjunto de atividades especializadas, as quais são desempenhadas no âmbito da administração de marketing. O autor entende que a administração ou gestão de marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Toledo e Forte (1989 p.51), ao descreverem a dimensão gerencial de marketing, salientam que dois aspectos devem ser considerados. O primeiro deles diz respeito ao processo administrativo em si. O marketing, como qualquer outra área funcional, realiza as quatro funções clássicas que compreendem o processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. O segundo refere-se ao processo administrativo de marketing, o qual contempla atividades, tarefas e funções especializadas e específicas que integram a cadeia interna de valor da organização, ainda que muitas delas sejam compartilhadas com as demais áreas da empresa. As tarefas e atividades que compõem o processo decisório de marketing são planejadas, organizadas, coordenadas, implantadas e controladas pelos gestores da área, no âmbito de um sistema de gestão integrado, o qual deverá concentrar-se com todas as demais áreas funcionais, tendo em vista alcançar os objetivos da empresa.
Percebe-se, a partir das citações anteriores, a estreita relação entre a administração organizacional e a execução do marketing como processo, sobretudo, observamos que para ambos os autores há a presença constante do PLANEJAMENTO das AÇÕES DE MARKETING.
FERNANDOLOPES
Consultor de Marketing e Gestão Empresarial
Goiânia - Goiás - Brasil - Planeta Terra
oi fessor!
ResponderExcluirparabens pelo blog ta demaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiisssssssss.........
nota 10 ,
espero aprender muito com ele e é claro tambem com vc .........
kkkkkkkkkk ........bjs