segunda-feira, 19 de abril de 2010

Qual a diferença entre Propaganda e Publicidade


Respondendo ao questionamento de qual a diferença entre publicidade e propaganda, explicando o conceito de cada um dos termos segue resposta.



Propaganda é um meio ou instrumento de comunicação de marketing não pessoal, pago, com patrocinador identificado e que visa criar e manter relacionamentos. É uma forma útil para alcançar vastos públicos de forma uniforme, anunciando ofertas ou características destas. São exemplos de propaganda: outdoor, banner impressos ou eletrônicos, folhetos, mídia em TV e rádio, faixas e etc. Sendo que a propaganda é um dos 5 instrumentos clássicos da comunicação de marketing ou do 4º P do marketing, a Promoção.



Quanto a publicidade, essa é constantemente confundia com propaganda, e chega-se a chamar profissionais de comunicação que trabalham com propaganda de publicitários, o que conceitualmente é um engano, mas vamos ao conceito.
Publicidade é a comunicação, positiva ou negativa, sobre uma empresa ou uma marca feita por veículos de comunicação (rádio, TV, jornais, sites, blog e etc.) de modo indireto e não pago (teoricamente), e, é gerada por conseqüência de ações da empresa, sejam planejadas ou não. É muito positiva para gerar comunicação de mensagens através de veículos confiáveis. É método muito utilizado, e que eu o utilizo, para lançamento e fortalecimento de marcas. Exemplo de publicidade positiva: cobertura da Rede Globo, em 2009, do Desafio dos 600 Km, entre Sampa e Rio, promovido pela NIKE. Exemplo de publicidade negativa: notas e reportagens críticas que saíram, nos últimos anos, na imprensa sobre os consumidores do Mc Donalds e a conseqüente obesidade que pode decorrer daí.



Dentre as principais diferenças conceituais da propaganda e da publicidade, está o fato de que a propaganda é paga, e a publicidade teoricamente não. A primeira é feita diretamente pela empresa ou financiada e planejada pela empresa, a publicidade é uma conseqüência das ações da empresa e não é feita pela empresa, é uma comunicação indireta.

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FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."