![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGrsS-92ndWujeTTe-nVdJEG9PZH25oT_ZgFw4Y6UCOJH6S0vRoWweITcipCCOSn5_mxnq5G6cRz6glrf2X01i0hc2tdcqONZhWrI-kazQ7ptLM7-OfSt1lrJJHhluE3w0tR87hrcq7yA/s320/42-17597449.jpg)
Respondendo ao questionamento de qual a diferença entre publicidade e propaganda, explicando o conceito de cada um dos termos segue resposta.
Propaganda é um meio ou instrumento de comunicação de marketing não pessoal, pago, com patrocinador identificado e que visa criar e manter relacionamentos. É uma forma útil para alcançar vastos públicos de forma uniforme, anunciando ofertas ou características destas. São exemplos de propaganda: outdoor, banner impressos ou eletrônicos, folhetos, mídia em TV e rádio, faixas e etc. Sendo que a propaganda é um dos 5 instrumentos clássicos da comunicação de marketing ou do 4º P do marketing, a Promoção.
Quanto a publicidade, essa é constantemente confundia com propaganda, e chega-se a chamar profissionais de comunicação que trabalham com propaganda de publicitários, o que conceitualmente é um engano, mas vamos ao conceito.
Publicidade é a comunicação, positiva ou negativa, sobre uma empresa ou uma marca feita por veículos de comunicação (rádio, TV, jornais, sites, blog e etc.) de modo indireto e não pago (teoricamente), e, é gerada por conseqüência de ações da empresa, sejam planejadas ou não. É muito positiva para gerar comunicação de mensagens através de veículos confiáveis. É método muito utilizado, e que eu o utilizo, para lançamento e fortalecimento de marcas. Exemplo de publicidade positiva: cobertura da Rede Globo, em 2009, do Desafio dos 600 Km, entre Sampa e Rio, promovido pela NIKE. Exemplo de publicidade negativa: notas e reportagens críticas que saíram, nos últimos anos, na imprensa sobre os consumidores do Mc Donalds e a conseqüente obesidade que pode decorrer daí.
Dentre as principais diferenças conceituais da propaganda e da publicidade, está o fato de que a propaganda é paga, e a publicidade teoricamente não. A primeira é feita diretamente pela empresa ou financiada e planejada pela empresa, a publicidade é uma conseqüência das ações da empresa e não é feita pela empresa, é uma comunicação indireta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante! Obrigado!!