![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyTTu5Il9sH8WjlQrwpNFoprx6uiVC9MvrKyvuXX_8x9CecFpFnJZgdWKtIwbeCR5XZTj0hQKZpRgZZdx5FKqGRM163fUXtu-in8rBj_4y2ZKUpMovGv7fjHB2cxsE1vx4042up96ETNc/s400/Comunica%25C3%25A7%25C3%25A3o+Integrada+fernando+lopes+marketing+goi%25C3%25A2nia+consultoria+assessoria+propaganda.png)
Em um país onde, cada vez mais, se denota o poder da democracia, sobretudo, pós militarismo e agora como nunca com a revolução dos meios de comunicação, onde as organizações se preocupam cada vez mais com a opinião pública; com abertura dos mercados a partir de 1990; com os diversos efeitos da globalização, como a concorrência global; e com a revolução da chamada sociedade da informação; Entendo que a comunicação de uma empresa ou organização, atualmente, deve ser vista de maneira integrada, podendo só assim os gestores terem realmente um instrumento eficaz para criar um conceito e um posicionamento favorável da organização.
Por comunicação integrada, entende-se aquela em que as diferentes formas de comunicação ou setores ou ainda ferramentas de comunicação atuam de forma sinérgica. É fundamentada em três áreas, visando sobretudo a otimização de resultados. São elas: a Comunicação Institucional, a Comunicação Interna e a tradicional Comunicação Mercadológica (conforme mostra a figura acima). Estas três forças devem atuar de forma harmônica, minimizando atritos, tendo um único objetivo, apoiadas em um planejamento estratégico, mesmo com suas diferenças e especialidades em cada subsetor. A soma das três já resulta e resultará, cada vez mais, para as organizações praticantes em uma comunicação eficaz e verdadeiramente glabalizante.
Ecarar a comunicação de uma organização desta maneira, contribuirá também, para que se evite duplicidade de esforços, dispersão de recursos humanos e materiais, criará oportunidades de trabalhos interdicisplinares e assim muito mais criativos, produtivos e eficientes, e, por fim poderá multiplicar esforços com projetos integrados.
Abraços a todos e que façam um fevereiro muito produtivo para que o carnaval, lá em março, seja ainda melhor.
FERNANDO LOPES
Consultor de Marketing e apaixonado pela vida
fernandoadmfurg@hotmail.com (email/msn)
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000419583380 (Facebook)
http://twitter.com/fernandolopes10(Twitter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante! Obrigado!!