terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Instrumento verdadeiramente eficaz de COMUNICAÇÃO e MARKETING



Em um país onde, cada vez mais, se denota o poder da democracia, sobretudo, pós militarismo e agora como nunca com a revolução dos meios de comunicação, onde as organizações se preocupam cada vez mais com a opinião pública; com abertura dos mercados a partir de 1990; com os diversos efeitos da globalização, como a concorrência global; e com a revolução da chamada sociedade da informação; Entendo que a comunicação de uma empresa ou organização, atualmente, deve ser vista de maneira integrada, podendo só assim os gestores terem realmente um instrumento eficaz para criar um conceito e um posicionamento favorável da organização.

Por comunicação integrada, entende-se aquela em que as diferentes formas de comunicação ou setores ou ainda ferramentas de comunicação atuam de forma sinérgica. É fundamentada em três áreas, visando sobretudo a otimização de resultados. São elas: a Comunicação Institucional, a Comunicação Interna e a tradicional Comunicação Mercadológica (conforme mostra a figura acima). Estas três forças devem atuar de forma harmônica, minimizando atritos, tendo um único objetivo, apoiadas em um planejamento estratégico, mesmo com suas diferenças e especialidades em cada subsetor. A soma das três já resulta e resultará, cada vez mais, para as organizações praticantes em uma comunicação eficaz e verdadeiramente glabalizante.

Ecarar a comunicação de uma organização desta maneira, contribuirá também, para que se evite duplicidade de esforços, dispersão de recursos humanos e materiais, criará oportunidades de trabalhos interdicisplinares e assim muito mais criativos, produtivos e eficientes, e, por fim poderá multiplicar esforços com projetos integrados.

Abraços a todos e que façam um fevereiro muito produtivo para que o carnaval, lá em março, seja ainda melhor.

FERNANDO LOPES
Consultor de Marketing e apaixonado pela vida

fernandoadmfurg@hotmail.com (email/msn)
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000419583380 (Facebook)
http://twitter.com/fernandolopes10(Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante! Obrigado!!

FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."