segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Por que se perde Clientes?



1% por falecimento.
3% por mudança de endereço.
5% por mudança de hábito.
14% por desapontamento, ou seja, oferta diferente da demanda ou expectativa.
68% por que os clientes estão insatisfeitos com a ATITUDE do pessoal da empresa.
(Fonte: US NEWS WORD REPORT)

Isso mesmo, quase 70% dos clientes que deixam a sua empresa é em razão do seus funcionários. Daí perguntamos... Como anda a motivação do seu pessoal? O seu marketing interno é estratégico ou ainda existe marketing interno na sua empresa? Seus colaboradores gostam de trabalhar na sua empresa? Estão comprometidos? Pois planejamento estratégico só e somente só funciona com comprometimento dos colaboradores.
Lembrando ainda que, segundo pesquisa da Revista Exame, as empresas mais lucrativas do Brasil, dentre a lista das 100 Melhores e Maiores do País, são aquelas empresas em que os colaboradores estão felizes por trabalhar lá.

Vale repetir:

AS MAIS LUCRATIVAS = PESSOAS MAIS FELIZES (e vice versa).

E então, seus colaboradores estão felizes?

Se não, cuide da sua empresa ou do seu departamento, da sua equipe, de quem realmente faz as coisas acontecerem. Aplique técnicas de Endomarketing, Elabore um plano de Remuneração de Resultado continuo e consistente, capaz de motivar todos, Desenvolva o seu pessoal com técnicas de atendimento, conteúdos de motivação, faça a sua equipe realmente viver a Visão, Missão e Valores da sua empresa.

Motivação dos funcionários / colaboradores não é POSITIVO ou NEGATIVO, é uma questão de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo como o de hoje. E felizmente a partir de treinamento comportamental, técnicas de RH e Marketing, e, sobretudo da atitude de líderes, pode-se contagiar toda uma empresa, seja ela, pequena ou grande, indústria ou prestadora de serviço.


FERNANDO LOPES
Consultor de Marketing e apaixonado pela vida
fernandoadmfurg@hotmail.com (email/msn)

Este texto foi escrito por Fernando Lopes e todo o seu conteúdo é de responsabilidade do autor, seu conteúdo original pertence ao blog http://marketingfernandolopes.blogspot.com/, sendo sua reprodução permitida desde de que seja mencionado os créditos autorais.

Um comentário:

  1. A o lucro é conseqüência de uma boa administração,principalmente se a falácia for de fácil absolvição entre administrador(gerente) e seus funcionários (colaboradores).Os melhores clientes de uma empresa são seus funcionários,se os nossos lideres literalmente entender esta idéia e souber passar adiante gastaria-se menos com propaganda e mais com qualificação!Fazer os colaboradores vestir com orgulho a camisa é a alma do negocio!

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FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."