sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Propaganda, comunicação e consumidor 2.0, Uma metodologia exclusiva



Novos tempos, novas tecnologias, novas formas, variadas e diversas de se alcançar o consumidor em termos de comunicação estratégica de marketing ou ‘propaganda’ ou mix promocional de marketing. Enfim, o avanço tecnológico tem proporcionado uma infinidade de novas ferramentas de comunicação de marketing para atingir o público alvo de uma empresa. Público esse, que teve o seu comportamento alterado e vem evoluindo pouco a pouco, sendo já chamado esse público de consumidor 2.0, o qual já nasce, cresce ou se desenvolve dentro do aparato tecnológico composto por internet, celular, ipad, ipods, 3D e por ai vai.
Assim, em se tratando de novas formas de comunicação, devemos nos lembrar do princípio básico de que, comunicação eficaz de marketing ou comunicação integrada de marketing é uma maneira de ver todo o processo de marketing do ponto de vista do receptor da comunicação, logo faz-se obrigatoriamente necessário: pesquisa antes de iniciar qualquer campanha de comunicação, o que boa parte das agências de propaganda e ‘publicidade’ ainda não vêm muito com bons olhos, ou diz não ser tão necessário.
Para nós da INOVA MEDIA, comunicação eficaz se faz a partir de pesquisa. Só assim se consegue resultados positivos efetivos e produtivos imediatos e de longo prazo, ao invés de um milagre da ‘propaganda’.
Assim como pesquisa, as novas formas de comunicação exigem metodologia e adequação a essa nova realidade, a essa nova concorrência e sobretudo, a este novo consumidor. Neste caminho, nós da INOVA MEDIA, definimos uma metodologia exclusiva de comunicação digital ou melhor, nossa Metodologia de Ação Digital, a qual é parte da adaptação ou adequação do nosso trabalho as novas tecnologias e novos tempos. Em suma, esta metodologia agrega métodos consagrados de comunicação de marketing às novas ferramentas e meios disponíveis conforme a figura mostrada acima.

FERNANDO LOPES
Consultor de Marketing e apaixonado pela vida
fernandoadmfurg@hotmail.com (email/msn)
http://acessa.me/ajeb (orkut)

Este texto foi escrito por Fernando Lopes e todo o seu conteúdo é de responsabilidade do autor, seu conteúdo original pertence ao blog http://marketingfernandolopes.blogspot.com/, sendo sua reprodução permitida desde de que seja mencionado os créditos autorais.

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FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."