terça-feira, 30 de março de 2010

Marketing Pessoal 1.0

Em um mundo, cada vez mais, competitivo em que se fala em manter a empregabilidade (não ir pra rua ou não ser despedido) dia após dia, algo no ambiente corporativo (das empresas, do ‘chefe’, dos colaboradores, de nós funcionários e claro dos clientes), algo fundamental para que nos mantenhamos vivos (com a tal da empregabilidade) é sem dúvida, PRESTAR UM BOM ATENDIMENTO, aspecto este que passou a ser e vai continuar sendo, estratégico para boa parte das empresas, já que, cada vez mais, preços e produtos estão muito parecidos, a concorrência se multiplica e ai fica a necessidade de se buscar fidelização de quem mantém nosso trabalho ou a empresa viva, o cliente, a partir de um Atendimento de Excelência.

Sendo assim, segue abaixo 10 dicas para aqueles que querem se manter vivos, ops, com a tal da empregabilidade prestando atendimento que satisfaça a necessidade do mercado.

Observação: apesar do texto não tratar diretamente de marketing estratégico, ele trata sim de ações operacionais de marketing, de ações de marketing e assim do mundo do marketing, ah, e claro de marketing pessoal :D

10 DICAS PARA UM ATENDIMENTO SHOW !!! Por Fernando Lopes

1 - LEIA MAIS. Ação fundamental para quem quer buscar desenvolvimento pessoal e profi$$ional. Os benefícios estão mais que propagados, sendo que as gerações atuais estão lendo, seja, de baixa ou alta renda, então, se você ainda não começou, te cuide, eles vão disputar a mesma vaga que você.

2 - APLICAR CONSELHOS. Busque colocar em prática o que você aprende em cursos, palestras em sala de aula e no dia a dia. Já dizia Cícero “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la”.

3 - ASSISTIR CURSOS E PALESTRAS. Atualizar-se é básico para a tal da empregabilidade. Então, passar horas em sala de aula, não pode mais ser considerado ‘um saco’.

4 - SAIR COM BONS VENDEDORES. A partir do exemplo se obtêm o melhor aprendizado.

5 - ANALISAR OUTROS VENDEDORES. Observação, mesmo quando está passeando pelo shopping é válida.

6 - CONVERSAR SOBRE VENDAS. Conversar sobre o que se aprendeu é reforçar conhecimento. Discutir informações é multiplicar.

7 - SAIR COM ALGUÉM. O simples fato de se comunicar com outras pessoas, argumentar sobre uma idéia, é uma maneira prática de se aperfeiçoar.

8 - DISCUTIR SUAS DIFICULDADES. As dificuldades devem ser usadas para superar obstáculos e vencer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito segundo Channing.

9 - ANALISAR ERROS E ACERTOS. O passado é um grande professor, mas cuidado, aprenda com os erros, visualize os acertos, mas não transforme o passado no presente.

10 - IDENTIFICAR E CORRIGIR FALHAS. Aceite seus erros e tome providências para que sejam consertados ou no pelo menos minimizados. Não há sujeira que não possa ser limpa.

FERNANDO LOPES
Consultor de Marketing e Gestão Empresarial
Goiânia - Goiás - Brasil - Planeta Terra

6 comentários:

  1. Vai um conselho para quem acha que não leva jeito para vendas.."Ninguem nasce vendedor,mas torna-se vendedor!"

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  2. Show Ricardo, concordo completamente, assim também é para líderes, ricos sem berço e etc.

    Abç e obrigado.

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  3. Eu ja havia pensado em alguns desses pontos! Mas te confesso que em relação SAIR COM ALGUEM pudesse obter um resultado tão grande, eu nunca imaginei! Mas é como voçê "disse" é vivendo e aprendendo! é aprender e colocar em prática. Marketin Pessoal, eu afirmo que vou levar esse texto, esses pontos de vista e essas dicas pro meu dia a dia!
    Exelente!
    Ha... e tambem queria que se por favor voçê puder da uma dica, colocar um exemplo de curriculum ai pra gente!

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  4. Os textos estão bons, não tive teempo de ler todos, mais os que pude ler estão muito bons.Fernando eu quero o material de Atendimento que voce prometeu.Meu e-mail é denielrodrigues15@hotmail.com

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  5. os textos estão todos escelentes... as suas dicas concertesa vai servir bjs
    ha e qro meu materia q vc me prometeu rs ...

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  6. ISSO QUE EU ADMIRO EM VOCE, SEU AMOR PELA VIDA E A SUA DETERMINAÇÃO.
    CONTINUE NA BUSCA DE SEUS OBJETIVOS, VOCE VAI LONGE...
    GOSTO MUITO DE SUAS DICAS
    ABRAÇÃO PRA TI...
    LUA MARQUES

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FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."