sexta-feira, 26 de março de 2010

O Estado de Goiás - Macroambiente de Marketing

Muito bom dia a Todos !!

Em se tradando do mundo marketing ou mais específicamente de ações de marketing essas, na maior parte das vezes, devem ser antecedidas por uma análise do macroambiente de marketing, para se construir, digamos, um mundo do marketing para a empresa em que atuamos ou definirmos ações de marketing de forma mais segura ou para acertarmos mais em nossa estratégia. Assim, abaixo segue comentário e vídeo sobre o nosso Estado de Goiás, apontando questões do macroambiente de marketing como do ambiente econômico, tecnológico, natural e cultural da nossa região, que podem ser vistas como uma breve síntese de uma Análise do Ambiente para se definir Planejamentos de Marketing de Empresas que estão ou estarão em nossa região. Análise esta que obrigatoriamente deve ser complementada por uma boa análise do macroambiente de marketing ou pesquisa de mercado. Segue a abaixo texto e vídeo:


TEXTO (vídeo logo abaixo).

Pra quem vive aqui é até difícil falar deste Estado. Goiás é uma mina de ouro em todos os sentidos. Para começar, o povoamento ocorreu justamente com a descoberta pelas expedições - das jazidas daquele metal.
Hoje, quando o mineral já não é o principal produto goiano, muitos elementos disputam o brilho maior: o povo hospitaleiro, as belas cidades, as lavouras produtivas de soja, arroz e milho, o rebanho bovino, a culinária exótica e saborosa, as festas e tradições, e, nos últimos tempos, o continuo crescimento econômico sustentado pelo avanço sólido da indústria e do estabelecimento da prestação de serviços.

Sem contar as belezas naturais dos rios, cachoeiras, parques ecológicos, fauna e flora do Cerrado, esculturas de pedras. Só mesmo vendo para acreditar!

"GOIÁS é bão* demais!"


VÍDEO:
http://www.youtube.com/user/fernandolopesgoias#p/a/u/0/P5QQhznIHPw

FERNANDO LOPES
Consultor de Marketing e Gestão Empresarial
Goiânia - Goiás - Brasil - Planeta Terra

4 comentários:

  1. PROFESSOR PARABENS TA ÓTIMO AMEI O VIDEO DO KING KONG ,MUITO BOA PROPAGANDA E TENHO CERTEZA QUE VAI FICAR MELHOR OU SEJA SHOW postado por lindiany

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  2. Olá Lindiany,
    Obrigadooo pelo comentário. Pode ter certeza que é um incentivo para que eu continue navegando firme no mundo do marketing e que assim eu possa trazer novas contribuições por aqui e então compartilharmos e discutirmos de modo a nos tornar profissionais melhores.
    Parabéns pra ti também e muito sucesso !!

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  3. Olá Fernando Lopes
    você esta de parabéns pelo seu blog.

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  4. Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.
    by: Francisco dos Santos

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FERNANDO LOPES IN FRASES

1. Marca se constrói com efeitos memoráveis: visuais, sentimentais, experimentais. (Fernando Lopes)

2. A curiosidade move o mundo. Grandes marcas movem grandes negócios.

3. Uma propaganda não deve ser avaliada por sim, mas sim pelos seus objetivos, mudanças de consciência, e princiapalmente, resultados de vendas. (Fernando Lopes)

4. " A disciplina é a parte mais importante do sucesso." (Truman Capote)

5. Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe, assim é o mundo das marcas. (Fernando Lopes)

6.Posicionamento e Imagem de Marca são essências para alavancar marcas no mercado, e assim, se faz o mundo do marketing. (Fernando Lopes)


7
. É impressionante a fé das pessoas em um time de futebol (uma marca). Aqueles detentores desses têm uma mina de dinheiro nas mãos. (Fernando Lopes)

8. Marketing Digital. Decifra-me ou Devoro-te ! (Conrado Adolfo, "Édipo Reis")

9. A mensagem comunicada por um emissor é intimamente ligada ao seu senso de percepção interno e externo, logo, não se posiciona uma marca sem conhecer o mercado. (Fernando Lopes)

10. O boca a boca negativo devora milhares de empresas por ano, cuide da sua. (Fernando Lopes)

11. O pensamento criativo é uma força positiva e catalisadora que usa a imaginação para turbinar os negócios.” Andy Law empresa criativa.

12. "O novo marketing não está mais baseado em propaganda, mas sim organizado pelo boca a boca, pelas conexões digitais e histórias contadas por terceiros, decorrentes de experiências com uma marca."